Foi anunciada hoje pela manhã a compra da Skype pela conhecida empresa de Redmond, pelo valor de 8,5 bilhões de dólares, cobrindo a proposta feita pelo Google de 4 bilhões de dólares.
Fundada por Niklas Zennstrom e Janus Friis, também criadores do Kazaa, o Skype tem uma história turbulenta de compras e aquisições. Criada em 2003, a empresa foi vendida para o eBay em 2007, essa última falhou em integrar os serviços de telefonia em sua carteira e terminou por vender o Skype em novembro de 2009 para um consórcio de investidores.
Desde essa última transação, a companhia tem aplicado uma estratégia agressiva de presença em todos os sistemas e lugares, de salas de aula, salas de estar e salas de reunião até celulares.
Apesar desses esforços o Skype nunca logrou sucesso financeiro. Planos para a abertura de seu capital falharam com a entrada do CEO Tony Bates no final do ano passado e além disso a empresa acumulava 686 milhões de dólares em dívidas.
A compra é interessante para a Microsoft, que carecia de uma solução VoIP e de comunicação por voz eficiente em sua carteira, a empresa de Redmond pretende integrar o software recém-adquirido com toda a gama de produtos de comunicação que já possui (Lync, Outlook, Messenger, Hotmail e XBox LIVE) e ainda afirmou que pretende seguir com versões para as diferentes plataformas já oferecidas, mas há quem duvide dessa afirmação.
O produto Skype já conta com mais de 663 milhões de assinantes, que é uma base de usuários comparável à do próprio Facebook, e é uma das marcas mais reconhecidas quando o assunto é VoIP e telefonia pela internet. É certo que a Microsoft espera grandes retornos com esse investimento, que é sua maior aposta em aquisições desde a compra da aQuantive por 6 bilhões de dólares em maio de 2007.
Comentários
Postar um comentário